Breve História da Tuna Musical “A Vencedora”2

2 Agosto de 1925

Fundação da Tuna

A Tuna foi fundada por Avelino Monteiro, Vasco Alcides Martins, Manuel da Costa Monteiro, Domingos Fernandes Matos, António Pinto de Almeida, Manuel Gonçalves Marques, Leonel Gomes da Silva, Alfredo Martins das Neves, Joaquim Gonçalves Marques, José Gonçalves Monteiro, Joaquim Pinto Correia, Serafim da Costa Monteiro e Avelino de Sousa.

Formação da Tuna

Amadurecida a ideia e dada a juventude do grupo a Tuna formou-se com Avelino Monteiro à frente.

1925
1925

Origem do Nome “A Vencedora”

Existia na época uma padaria denominada “A Vencedora”. Uma padeira terá deixado cair da sua Canastra a chapa identificativa, a qual encontrada na zona dos Arcos do Sardão por Manuel Gomes Pinho, terá inspirado os padrinhos e fundadores, dando-lhes o nome de Tuna Musical “A Vencedora” de Vilar de Andorinho.

Primeira Sede

A sua primeira sede foi no nº115 da Rua de Mariz, onde actualmente funciona uma churrascaria, depois de ter servido como colchoaria.

1925 a 1936
1936 a 1940

Segunda Sede

A sede deslocou-se para o nº 183 da mesma rua, que também já serviu de Escola Primária.

Sede Actual (só com rés-do-chão)

Mudou-se para o nº 185 da mesma rua (Sede actual) e foi construído o primeiro andar do edifício.
Serafim Tavares disponibiliza-se para construir a nova sede invejável para a época, com palco e um magnífico e espaçoso salão de festas que passou a ser utilizado quer por colectividades congéneres, quer pela Junta de Freguesia em Cerimónias Solenes , quer até pelas Instituições Religiosas da Freguesia.

1940 a 1966
1966 – Presente

Sede Actual

Grandiosas obras de ampliação, com a construção do piso superior.